As Entidades Formadoras Privadas Na Vanguarda Em Tempo de Pandemia

Desde o início do confinamento a 13 de Março até à data da última listagem disponibilizada pelo IPDJ a 9 de Julho, a Sportrail realizou 19 Acções de Formação Contínua para treinadores de futebol num total de 15 Unidades de Crédito que são equivalentes a 75 horas de formação específica para treinadores de futebol.

As outras entidades formadoras privadas com maior número de acções realizadas foram a Sapienta Sports e a Quest Sports Solutions.

Juntos somámos 37 Unidades de crédito, o equivalente a 185 horas de formação contínua online que contribuíram para a revalidação das Cédulas de Treinador de Futebol de muitos portugueses que em virtude da pandemia tiveram mais tempo disponível para revalidarem os seus títulos de treinador.

Tudo isto realizámos a expensas próprias, reconvertendo em tempo “quase real” e sem qualquer ajuda por parte das entidades responsáveis, a nossa actividade na sua grande maioria presencial em atividade formativa totalmente online.

Adquirimos software, equipamento informático, remuneramos os nossos formadores e nunca nos ouviram pedir qualquer tipo de ajuda.

Agora, com o lançamento de novos cursos UEFA A e UEFA Pro, muitos clientes e amigos questionam o porquê das entidades privadas não poderem realizar os cursos UEFA.

É difícil perceber o porquê do acesso à profissão e o local onde estudam não ser de escolha livre pelos interessados.

Não sabemos responder a essa questão, mas temos a certeza que conseguimos realizar os cursos, pelo menos com a mesma qualidade que as entidades oficiais.

Como tal, e falando apenas em nome da Sportrail não compreendemos os constantes ataques que nos são feitos direta e indiretamente nas redes sociais por parte de quem no futebol tem a Responsabilidade e Obrigatoriedade de fazer Formação Contínua para treinadores GRATUITAMENTE.

Parabéns aos responsáveis de todas as empresas privadas de formação desportiva em Portugal pelo trabalho realizado durante este período de confinamento, em prol da formação dos treinadores de desporto de todas as modalidades.

Esta não é uma mensagem de regozijo ou de exaltação dos feitos da Sportrail e das outras entidades. É a constatação da realidade do Desporto em Portugal, nomeadamente na área formativa.