Unidades de Crédito para Revalidação da Cédula de Treinador de Futebol

Conforme o estabelecido pela Lei n.º 106/2019, de 28 de setembro, em conjugação com a Portaria n.º 141/2020, de 16 de junho, o Título Profissional de Treinador de Desporto tem a validade de 3 anos. Pode revalidá-lo por igual período, desde que sejam obtidas 3 Unidades de Crédito (no cumprimento das condições abaixo descritas) em ações de formação contínua devidamente certificadas pelo IPDJ e realizadas no período de vigência do título em questão.

Acções de Formação da Sportrail Creditadas pelo IPDJ

Correspondência «Unidades de Crédito» (UC) – Horas de formação

  • Uma UC = 5 horas de formação presencial
  • Uma UC = 10 horas de formação à distância

«Unidades de Crédito» e condições a cumprir para a revalidação de TPTD

  • Para os TPTD de Graus I, II, III e IV, 3 UC;
  • Só são consideradas para efeito de revalidação de TPTD as «Unidades de Crédito» da componente de formação específica obtidas em ações de formação creditadas para esse grau de formação, para o(s) grau(s) anterior(es) e para o grau subsequente, ou seja:
    • Treinadores de Grau I obtêm «Unidades de Crédito» em ações de formação destinadas a treinadores de Grau I e de Grau II;
    • Treinadores de Grau II obtêm «Unidades de Crédito» em ações de formação destinadas a treinadores de Grau I, Grau II e Grau III;
    • Treinadores de Grau III e de Grau IV obtêm «Unidades de Crédito» em ações de formação destinadas a treinadores de Grau I, Grau II e Grau III e Grau IV.
    • As «Unidades de Crédito» em excesso (para além das exigidas para renovação de título) não transitam para período de revalidação subsequente.

Lista de Ações de Formação Contínua Certificadas

Ações de Formação E-Learning

Não são consideradas, para efeito de atribuição de UC, ações de formação neste regime que não estejam previamente certificadas pelo IPDJ.

Validação de «Unidades de Crédito» de formação contínua para quem tem mais do que um título profissional

Sempre que uma ação de formação contínua esteja certificada e atribua UC que sirvam o processo de revalidação de diferentes Títulos Profissionais (TD, TEF e DT), a validação é efetuada de forma automática para cada um, dentro dos limites e regras legalmente definidos, sendo o titular informado, por via eletrónica, dessa situação.